Ícone de fechar

Nossa Filosofia

Por Marcus Lima em 08 de dezembro de 2014

Artigo curto bem curto, mas que encerra 3 pontos importantes do treinamento físico, que todos deveríamos ter em mente. Mesmo que pareça senso comum e um tanto óbvio, infelizmente não é o que vemos por aí…

 

Nossa Filosofia

Michael Boyle

 

Recebi um e-mail dia desses me perguntando se eu poderia fornecer uma “filosofia” para uma turma de alunos. Lembrei-me de algo que postei há alguns anos.

 

1 – Não machucaremos ninguém.

 Como preparadores físicos e personal trainers, nossos atletas e clientes confiam em nós para tomarmos decisões por eles. Assim como Hipócrates na Grécia Antiga, precisamos concordar nesse ponto de não machucar alguém, intencionalmente ou não.

 

2 – Não treinaremos além da falha técnica.

Existe uma diferença entre “treinar até a falha” e “treinar até a falha técnica”. Na verdade, até mesmo treinar até a falha técnica pode ser mais intenso do que um determinado atleta ou cliente necessita. No entanto, nenhum cliente necessita treinar além do ponto onde a técnica falha. Após a técnica ter falhado, o potencial para lesões aumenta drasticamente. Repetições feitas além desse ponto, é simplesmente pedir por problemas. Pode ser que não haja problemas imediatamente, mas eles virão em algum momento.

 

3 – Entregar a dose mínima efetiva.

Dose mínima efetiva é um termo médico, mas as implicações são bem óbvias. Se é necessário somente uma aspirina, tome somente uma. Não encoraje ninguém a tomar a cartela toda. O segredo é saber o quanto é necessário para criar um efeito de treinamento. Qualquer coisa a mais é desperdiçada e potencialmente perigosa.

Como pudemos ver, 2 desses conceitos vem da medicina. Penso que somos a maior sociedade médica do mundo e que temos mais poder para curar do que qualquer companhia farmacêutica ou hospital. Infelizmente, assim como os super-heróis, precisamos aprender a usar nossos poderes com sabedoria.


Artigo Original: Our Philosophy.

Instituto Fortius