Mobilidade Torácica

Mobilidade Torácica

Artigo bem curto do Mike Reinold sobre uma técnica de mobilização da coluna torácica para casos que não respondem bem aos exercícios de mobilização convencionais. O Reinold, um fisioterapeuta de Boston, sempre tem boas informações então vale a pena seguir o seu site: mikereinold.com.

 

 

 

Técnica de Energia Muscular para Mobilidade Torácica

Mike Reinold

 

Você já trabalhou com alguém que parece que nunca melhora sua mobilidade torácica, especialmente a rotação?
Eu trabalho ocasionalmente com pessoas que não respondem aos tradicionais exercícios de mobilidade torácica. As vezes, a sua postura diária, especialmente aqueles que trabalham sentados há anos, necessita de mais do que os exercícios convencionais. Por vezes, sinto que as limitações podem ser verdadeiras restrições de mobilidade, mas outras vezes, também sinto que pode haver mais uma espécie de tônus de proteção envolvido.
Uma técnica que pode ser usada para melhorar os exercícios de mobilidade, especialmente se existe o envolvimento de um tônus de proteção, é a Técnica de Energia Muscular (TEM). A Energia Muscular é usada comumente para aumentar a mobilidade em outras áreas do corpo, como o ombro ou os isquiotibiais, mas menos frequentemente usada, por algum motivo, para mobilidade torácica.
(N.T: Resumindo, as técnicas de energia muscular constituem um conjunto de métodos de manipulação osteopática de tecidos moles que incorporam com direção precisa e controlada, movimentos iniciados pelo indivíduo, contrações isométricas e/ou isotônicas, com o objetivo de melhorar a função e reduzir a dor. Esse conjunto de técnicas é aplicado para fortalecer e aumentar o tônus dos músculos, normalizar músculos hipertônicos, alongar músculos/fáscia tensos, mobilizar articulações. Sua aplicação vai desde o paciente com dor aguda até melhorar a função de atletas de alto rendimento. Aos que quiserem aprofundar mais o conhecimento das técnicas, sugiro o livro do Dr. Leon Chaitow: Técnicas de Energia Muscular).
No vídeo abaixo eu mostro uma técnica de energia muscular bem simples que pode ser usada para aumentar a mobilidade de rotação da coluna torácica. Também é bem fácil de se usar em você mesmo também, além de seus clientes.
Faça uma tentativa e veja como se sente. Tenho ficado bastante surpreso com quanta mobilidade consegui alcançar em um curto espaço de tempo usando esta técnica, especialmente para aquelas limitações de mobilidade resistente a outras técnicas.

NOTA:

Aos que têm dificuldades em entender as instruções em inglês do vídeo, aqui vão as instruções de como proceder ao implementar a técnica:

  • Sentado com quadris e joelhos em 90º de flexão.
  • Segurar uma borracha ou cabo com as 2 mãos encostadas no peito.
  • Colocar uma bola de borracha (ou um rolo, colchonete dobrado ou o que tiver a mão) entre os joelhos e apertá-la durante a execução. Isso produz uma contração dos adutores e abdominais (por irradiação) ajudando a estabilizar o Complexo Lombopélvico-Quadril.
  • No vídeo, o indivíduo roda para direita (fase da contração), sustenta a rotação por 2 ou 3 segundos (ou 2 ou 3 respirações) e então roda para esquerda (fase de relaxamento) aproveitando o ganho de amplitude adicional.
  • Ao rodar para esquerda (após a contração realizada ao rodar para direita) instrua o indivíduo a relaxar e aproveitar o ganho de amplitude, caso ao final dessa amplitude de rotação para a esquerda se nota alguma tensão, instrua o indivíduo a respirar fundo e relaxar, então rodar um pouquinho mais para esquerda (como é demonstrado no vídeo).
  • Use quantas repetições achar necessário para aumentar a mobilidade torácica, uma boa ideia é fazer a avaliação da mobilidade em rotação sentado (na mesma posição do exercício) antes e depois da aplicação da técnica para verificar o ganho. A avaliação é simplesmente pedir para rodar a torácica na posição sentada (a mesma posição do exercício), sem que haja movimento na pelve, o movimento deve vir todo da coluna torácica.

 

 


Link do artigo original em inglês: Thoracic Mobility Muscle Energy Technique.

2 Comentários

  1. Neurislene freitas disse:

    Adoro acessar este site e muito instrutivo, .Parabéns pelo conhecimento fornecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *