Ícone de fechar

Anatomia Funcional – Adutores

Por Marcus Lima em 15 de agosto de 2014

Aproveitando o último post: “Trabalhando os Adutores”, lançamos mais um com a mesma temática, interessante para podermos fazer uma comparação e termos um panorama geral de diferentes abordagens. Neste artigo, Chuck Wolf fala sobre a função dos adutores, seguindo na mesma linha de outras postagens feitas neste mesmo espaço, com um enfoque do papel do grupo adutor durante o ciclo da marcha.

Abraço aos amigos.

Adutores: Um dos Músculos mais mal nomeados do Corpo

Chuck Wolf

Ninguém caminha como Elvis Presley, girando para todo lado nos primeiros dias de sua carreira.

Elvis Presley, adução do quadril.

Da mesma forma, na marcha, os adutores NÃO aduzem o quadril enquanto estamos caminhando. Imaginem como pareceríamos se estivéssemos constantemente cruzando a linha média do corpo na caminhada, se nos movêssemos como os livros de anatomia nos descrevem a função dos adutores.

Este grupo muscular extremamente poderoso, tem uma angulação a partir da parte posterior do fêmur, subindo em direção ao ramo púbico do ísquio. Pela sua orientação, eles tem um enorme impacto sobre a rotação do fêmur.  Imaginemos que estamos vendo o ciclo da marcha debaixo de um piso de vidro. Quando a perna esquerda se move para frente e o pé esquerdo atinge o solo, o grupo adutor esquerdo está alongando para assistir a desaceleração da flexão do quadril e a rotação externa da perna. Quanto o pé está firmemente plantado no solo e a perna roda para dentro, os adutores ajudam a desacelerar a rotação interna do quadril e do fêmur.

No lado oposto, logo antes do calcanhar sair do solo, o grupo adutor assiste na desaceleração da extensão do quadril e a rotação externa do fêmur. Quando o pé inicia a inversão, o que faz com que a extremidade inferior rode para fora (rotação externa), o grupo adutor direito assiste na desaceleração da rotação externa da perna. O ciclo então se repete quando o pé direito atinge o solo, então os papéis de cada respectivo grupo adutor se invertem. Uau, muito diferente do que os livros dizem!

Experimente um lunge com a passada longa (N.T: Lunge, chamado de Avanço ou Passada aqui no Brasil), em um ângulo anterolateral, 10-20º para a direita ou esquerda (N.T: Uma passada um pouco mais aberta lateralmente trocando em miúdos), para trabalhar efetivamente os adutores. Também tente um agachamento assimétrico e veja como os adutores reagem! Boa sorte!

No vídeo abaixo, Chuck Wolf exemplifica o papel dos adutores no ciclo da marcha.

 

Artigo original: Adductors: One of the Most Mis-named Muscles in the Body.

um comentário

Instituto Fortius